Envolva-se com a Igreja Local

Será que um cristão pode estar a viver uma vida de acordo com o propósito de Deus, independente de uma igreja local?

John Stott, teólogo e pastor, considerado pela revista Time uma das 100 personalidades mais influentes do mundo, considera “uma anormalidade grotesca” um cristão fora da igreja.

O povo de Deus, o povo cristão que está comprometido com Cristo, está também necessariamente comprometido com a Igreja. A Igreja de Deus foi comprada com o sangue de Jesus, tendo o Espírito Santo constituído alguns com o dom de dela cuidarem e a pastorearem (At.20:28).

Mas a Igreja de Deus não fará sentido, se não for o meio, que Deus usa, de contribuir para o crescimento e edificação mútuo dos Seus filhos, ao mesmo tempo que cumpre a missão que lhe foi entregue, de testemunhar do evangelho de Cristo, fazendo outros discípulos. Os dois aspectos precisam existir ao mesmo tempo.
É por esta razão que todos os cristãos devem estar envolvidos numa igreja local. Individualmente ou associados a uma organização para-eclesiástica, um cristão pode desempenhar uma missão cristã, mas não terá a possibilidade de participar no modelo de crescimento interrelacional idealizado por Deus através da Sua Igreja e manifestado nas diferentes igrejas locais.

Sabemos que não há igrejas locais perfeitas, em virtude de serem constituídas por pessoas ainda imperfeitas. Mas esta não é razão para não participar na vida eclesiástica.

Pelo contrário, o facto de nenhum de nós ser uma pessoa perfeita (porque continuamos a errar ou a não fazer as coisas sempre certas) deve levar-nos a ter uma atitude de humildade e um espírito de servo, colocando à disposição da igreja, os dons que Deus deu a cada um. Foi por isso que o apóstolo Paulo escreveu:

“recomendo-vos que ninguém se julgue mais do que é. Pelo contrário, sejam modestos e que cada um se julgue a si mesmo conforme o grau da fé que Deus lhe deu. Num mesmo corpo há vários membros e cada um tem a sua função. Assim também nós, que somos muitos, formamos um só corpo em união com Cristo e estamos unidos uns aos outros como membros do mesmo corpo.” (Rom.12:3-5, in BPT)

Já parou para refletir na sua missão pessoal dentro do corpo de Cristo, que é a Igreja? Se sim, envolva-se mais com a sua Igreja local!

Envolva-se com a Igreja Local

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to top